domingo, 20 de março de 2011

Na 2ª semana de temporada, O Grande Grito é novamente aprovado pelo público e pela crítica

Em cartaz até o dia 17 de abril, no Centro Cultural São Paulo, a peça O Grande Grito, de Gabriela Rabelo, com direção de José Renato, segue apreciada pela crítica e cada vez mais aprovada pelo público. Acompanhe critica da revista Veja em http://twixar.com/n4ZDsbs

Mário de Andrade(Níveo Diegues) em colóquio com Exú(Adão Filho)

Para entender ainda mais o espetáculo, estrelado pelo ator Níveo Diegues, no papel de Mário de Andrade, e grande elenco, o espectador pode visitar antes ou depois do espetáculo a Exposição intitulada: A vida, obra de Mário de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas, instalada no piso inferior no CCSP, saída vergueiro, no espaço Missão.

Essa Exposição integra o Projeto O Grande Grito, premiado pelo PROAC da Secretária Estadual da Cultura e pretende discutir a vida e a obra de Mario de Andrade durante o período em que ele foi diretor do Departamento de Cultura, com enfoque na Missão de Pesquisas Folclóricas (excursão ao Norte e Nordeste feita em 1938 sob a orientação de Mario de Andrade).

A instalação da Exposição foi criada pelo artista plástico, professor, cenógrafo e figurinista Márcio Tadeu e terá a curadoria de Gabriela Rabelo que fará também a orientação da monitoria que acompanhará os agendamentos para grupos.
A história de Mário de Andrade, quando esteve à frente do departamento de cultura de São Paulo, entre 1935 e 1938, numa gestão polêmica e muito ativa traz à tona um lado pouco conhecido do escritor, famoso pela publicação de Macunaíma e pela Semana de Arte Moderna de 1922.

7 comentários:

  1. ASSISTI AO ESPETÁCULO E PARA MIM FOI UMA GRATA SURPRESA A FORMA QUE A AUTORA DESCOBRIU PARA FALAR DAS ANGÚSTIAS DE MÁRIO DE ANDRADE, COLOCANDO-O EM CONFRONTO CONSIGO PRÓPRIO, COM SUA OBRA E COM SEU IMAGINÁRIO. RODEADO DE LEMBRANÇAS E A VISÃO IMPACTANTE DA SOCIEDADE ATUAL EM CONTRAPOSIÇÃO AO PERÍODO EM QUE AQUI ESTAVA COM SUAS COMPLICAÇÕES E SITUAÇÕES INUSITADAS ESTABELECE MOMENTOS DE INTERESSANTE DIÁLOGO COM O EXÚ E COM MACUNAÍMA SUA MAIS DESTACADA OBRA.
    MAIS UMA VEZ ME SURPREENDO COM A INTERPRETAÇÃO BASTANTE CORRETA DE AUGUSTO POMPÊO COMO MACUNAÍMA E SUA DESENVOLTURA CÊNICA, COM MOMENTOS DE ALTA EXPRESSIVIDADE.
    PARABÉNS À TODOS AUTORES, ATORES, TÉCNICOS E EQUIPE DE PRODUÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Lucila...
    Irei ver na proxima semana....
    Não vejo a hora, com excursão e tudo...
    Parabens ao Pompeo

    ResponderExcluir
  3. Níveo e amigos, estive na estréia e pretendo repetir a dose. Achei toda a montagem muito boa, me ocorre especialmente agora que um dos grandes “baratos” desse espetáculo é essa metáfora de "arejar" os porões em relação ao Mário. Esses autores que são pioneiros não podem jamais ficar aprisionados nas estantes empoeiradas das bibliotecas. Dar vida a ele, Mário de Andrade, e à sua história e pesquisas é trazer esse homem pros dias de hoje e isso é genial.

    Além disso, tua parceria com Adão Filho, no papel de Exú, e Pompeo, no principal personagem de Mário – Macunaíma, vale o espetáculo, meu amigo.

    Beijão, Parabéns!
    Walner

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigos de O Grande Grito,
    Novamente fui assistir, gostei e repeti a dose ( rssr) Gabriela! O Grande Grito é uma forma brilhante de se deleitar com as informações sobre as obras de Mário de Andrade.
    Explorar Mário de Andrade na figura de Níveo Diegues... está cada vez mais apaixonante! O ator causa arrepios com a emotividade que proporciona a cada passo; na voz, nos trejeitos, na interpretação. Parabéns Mário! ou melhor... Níveo!
    Arrepios e calafrios também estão presentes "nas mexidas" (performance) do Exu, de Macunaíma e de Mário. Eta trio fantástico !!! E que sensibilidade de quem selecionou este elenco(todos), será que outros representariam melhor?
    Quanto à cenografia de Marcio Tadeu, na minha percepção, achei genial a ponte fazendo o elo de ligação entre as dimensões...
    Parabéns também ao Ricki (som), à Direção e toda a equipe de Produção.
    Beijos no coração!
    Dalva Souza

    ResponderExcluir
  5. O enredo da peça leva o público de encontro ao ”espírito” de Mário preso e agoniado no porão de uma biblioteca, junto com malas, papeis, objetos recolhidos na Missão de Pesquisas Folclóricas e a escultura de Exu, que lhe exige o cumprimento da promessa feita em vida, de dar à sua imagem o devido reconhecimento e um lugar de destaque...
    Paralelamente a esse entrecho onírico e fantástico, desenrola-se uma trama real, envolvendo um jovem casal, ela filha do porteiro da biblioteca onde se encontra o acervo abandonado... O papel do rapaz drogado é feito por Murilo Inforsato, grande amigo de minha filha(Bell) e a quem considero como um filho. Seu desempenho me comoveu...Assim como Murilo, os demais integrantes do elenco têm ótima atuação, mas merece uma referência especial o veterano Augusto Pompeo, que com seus mais de 60 anos faz um Macunaíma absolutamente deslumbrante, na postura, nos trejeitos, na voz. Parece ter nascido para o papel e nada fica a dever a Grande Otelo (chego a pensar se não o supera) que encarnou o personagem no cinema. Igualmente maravilhosa a iluminação de Davi de Brito.
    A todos da equipe e elenco meu abraço
    Antonio Gama ( integra em http://estrelabinaria.com/2011/03/22/o-grande-grito/

    ResponderExcluir
  6. Corina,
    Olha, o espetáculo é demais de bom. Tudo está muito bem cuidado.
    Inclusive esse blog. Vc está de parabéns!

    Estaremos indicando o espetáculo no site de um de nossos clientes
    que assistiu ao espetáculo junto conosco e gostou muito.

    Abraços a elenco e equipe
    Telma Witter

    ResponderExcluir
  7. ASSIM COMO ANTONIO GAMA COMENTOU, QUERO RESSALTAR QUE QUANDO ASSISTI A PEÇA TAMBÉM ME PARECEU VER UM POMPÊO INTERPRETANDO MACUNAÍMA DE FORMA TÃO MAGISTRAL, QUE SEM DESMERECER GRANDE OTELO, SUPERANDO A MAGNÍFICA INTERPRETAÇÃO DE SEU ANTECESSOR.
    AGORA, AQUELE CASAL PAIS DA PERSONAGEM ROSI SÃO ESPETACULARES NAS SUAS PERFORMANCES. NOVAMENTE PARABÉNS A TODO O ELENCO. LUCILA FERREIRA

    ResponderExcluir

Sua opinião será registrada em até 320 caracteres. Obrigada!