sexta-feira, 11 de março de 2011

Uma parte pouco conhecida da vida de Mário de Andrade em O Grande Grito

O Grande Grito, peça de Gabriela Rabelo, com direção de José Renato, estréia nesta sexta-feira,11 de março, em curta temporada no Centro Cultural São Paulo, Sala Jardel Filho. Há poucas horas do espetáculo, blog dos bastidores da peça já atinge cerca de 800 acessos.
Mário de Andrade, quando era diretor do Departamento de Cultura paulistano:
visita ao Parque Infantil Dom Pedro II, em 1937,(veja/abril.com.br)
Esse interessante trabalho fala sobre o escritor Mário de Andrade e sua polêmica atuação no primeiro Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, entre 1935 e 1938. Dessa gestão ficaram sementes de projetos para Educação e Cultura que existem até hoje, como os CEU’s (tiveram sua base nos primeiros Parques Infantis), a Discoteca Municipal, Oneyda Alvarenga, com vasto acervo no CCSP, o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (antigo Sphan, para preservação de construções e obras históricas) eventos que popularizaram a música erudita e o canto, alem é claro do projeto Missão de Pesquisas Folclóricas (1938), pano de fundo do enredo dessa peça, que retrata a preocupação do escritor com a cultura nacional e a preservação das riquezas culturais encontradas por ele e sua equipe nas regiões Norte e Nordeste.

Retratando o aspecto humano do escritor Mário de Andrade, a peça também esclarece muito sobre sua obra e incentiva o espectador a fazer uma releitura da mesma, ampliando o conhecimento sobre ele para além dos eventos que o projetaram e pelos quais Mário de Andrade é normalmente mais conhecido, como a Semana de Arte Moderna de 1922 e o lançamento do livro Macunaíma - o herói sem nenhum caráter em 1928.

Durante a temporada deste Espetáculo, ou seja, até 17 de abril, você também pode visitar a Exposição A vida, a obra de Mario de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas (de terça à sábado das 13h às 20h30. Domingo das 10h às 20h30) Além disso, também pode se inscrever e participar dos painéis de conferência e debate sobre a peça com estudiosos sobre Mário de Andrade.
Elenco
NÍVEO DIEGUES (como Mário de Andrade) e ainda ADÃO FILHO / AUGUSTO POMPEO / CARLOS FRANCISCO / CARLOS CAMBRIA/DÉCIO PINTO / MÍRIAM AMADEU / MURILO INFORSATO / THEODORA RIBEIRO

Cenografia e Figurinos: Márcio Tadeu

Adereços: Helô Cardoso

Iluminação: Davi de Brito

Operador de Luz: Alex Nogueira

Operador de Som: Ricky Soares
Música: Renato Primo Commi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião será registrada em até 320 caracteres. Obrigada!