quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Encontro com um velho amigo de Mário de Andrade

Por Gabriela Rabelo
          Como parte do aprofundamento e reflexão sobre a vida de Mário de Andrade, o Grupo Luz e Ribalta encontrou-se, nessa 3ª.feira, 15/02/11, com o prof. Paulo Ramos Machado.
          Animado e muito ativo ele recebeu a autora da peça o Grande Grito e o produtor Décio Pinto para contar um pouco de suas impressões e experiências com Mário de Andrade. Quando ainda era novo, o prof. Paulo estudou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo,por volta de 1923, onde Mário de Andrade era professor. Foi seu aluno na disciplina História da Música. Ele contou como foi ser discípulo do mestre entre outros causos.
          A memória humana é como esses pratos cuja delícia vem de serem bem conservados: o bacalhau, a carne-de-sol, a azeitona têm sua avaliação diretamente ligadas à qualidade de sua origem e (muito) à forma com que foram conservadas.
          Assim é o Prof. Paulo Machado, uma dessas pessoas que faz de sua memória e de sua experiência de vida uma fonte rica de histórias e ensinamentos. Sem a menor pretensão de "ensinar", pela simples maneira de apontar aquilo que nas histórias que ele conta são os valores a serem preservados percebe-se que se está na frente de um mestre. Sua vasta cultura é preservada pelo humor inteligente e saboroso de quem ama e sabe curtir o dom da vida.


                                             Prof. Paulo Ramos Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião será registrada em até 320 caracteres. Obrigada!